- 16 de December de 2016
- Contabilidade
- Comments : 0
Brasil amplia participação no cenário da contabilidade mundial
A Federação Internacional dos Contadores, IFAC, entidade com 175 membros e associados de 130 países, representante de cerca de três milhões de profissionais da contabilidade e auditoria, realizará seu principal evento institucional, a Assembleia Anual, em Brasília, de 15 a 18 de novembro.
Participarão do encontro aproximadamente 180 entidades internacionais representantes da categoria, entre elas relevantes entidades brasileiras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
“Receber a Assembleia Anual da IFAC demonstra a importância do Brasil no cenário da contabilidade e auditoria internacional. Somos a oitava economia do mundo, devemos buscar alinhamento e convergência junto às normas internacionais de contabilidade”, afirma Idésio Coelho, presidente do Ibracon.
O evento contará também com palestra do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, quem abordará a conjuntura política e econômica do Brasil e a evolução no processo eleitoral no País com a recente mudança da legislação.
Normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público
“As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público estabelecerão solidez e transparência à contabilidade pública, conferindo visibilidade sobre o patrimônio público, que, a rigor, pertence à população”, comenta Coelho.
Hoje, União, Estados e Municípios não têm registrado todos os seus ativos e passivos. Rodovias, parques, terrenos, bens de infraestrutura e dívidas podem não estar registrados no balanço patrimonial. As novas normas farão da contabilidade uma ferramenta de apoio ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e evidenciação de accountability das autoridades governamentais. Dada a importância do tema, o Brasil dispõe de um representante e um assessor técnico no board da IFAC para Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Leonardo Silveira do Nascimento e Ayres Moura, respectivamente.
Obrigatoriedade do reporte do não-cumprimento à leis e regulações
A Obrigatoriedade de Reporte do Não-cumprimento à Leis e Regulações (NOCLAR – Responding to Non-Compliance with Laws and Regulations) tem por objetivo dar maior peso à responsabilidade do profissional de contabilidade e auditoria perante à sociedade.
Essa nova norma de ética, proposta pelo Conselho de Normas Éticas Internacionais para os Profissionais da Contabilidade (IESBA, International Ethics Standards Board for Accountants), sugere que os profissionais passem a reportar descumprimentos de leis e regulamentos para órgãos competentes, incluindo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), quando se tratar de suspeitas vinculadas a lavagem de dinheiro.
“Vemos ganhos importantes para a sociedade com a implantação da nova norma de ética no Brasil, prevista para julho de 2017. Contadores e auditores têm muito a contribuir para que tenhamos um país mais transparente”, comenta Rogério Garcia, diretor técnico do Ibracon. O chairman do IESBA, Dr. Stavros Thomadakis, estará no evento e falará desse tema sob uma perspectiva global.
Fonte: http://migre.me/vyeik