Importância da avaliação de riscos de compliance

Muitos profissionais acreditam que o primeiro passo para a implementação de um programa de Compliance é o desenvolvimento da política mãe: o chamado Código de Conduta. No entanto, existe um dever de casa que todo profissional de Compliance tem que se atentar que é o conhecimento dos Riscos de Compliance dentro da organização que você está atuando. A partir desse processo, será possível desenvolver políticas e procedimentos mais alinhadas com a realidade do negócios bem como atentar para as principais áreas críticas dentro da estrutura que apresentam a exposição maior aos riscos de Compliance. Normalmente, as áreas que requerem uma atenção especial aos Riscos de Compliance dentro da organização são: Suprimentos, Recursos Humanos, Relações Governamentais e Financeiro, mas isso não se trata de uma receita fixa, podendo outras áreas serem adicionadas.

Conhecer os riscos de compliance da organização é o primeiro passo de um efetivo programa de compliance

Uma estratégia interessante para profissionais que estão acabando de chegar dentro da organização é conhecer profissionais estratégicos dentro da estrutura, que apresentam um bom conhecimento do negócio como um todo e também atuem em áreas críticas. É claro que é fundamental entrevistar todo o C-Level (Diretores/Gerentes Gerais) da organização para, ao mesmo tempo em que eles podem fornecer informações que possam contribuir para o processo, também é um momento de tentar engajá-lo como parte fundamental do programa de Compliance e que esse possa incentivar a discussão de assuntos de Compliance com seu grupo.

Esse é um ciclo que dura pouco tempo e que vai dar bastante munição para o profissional de Compliance desenvolver um programa alinhado com a realidade do negócio, fazendo que as políticas, treinamentos e processos de detecção (Canal de Denuncia, Teste de Compliance e outros) consigam atuar para a prevenção de atitudes non-compliant na Companhia.

Fonte: http://migre.me/vR1RL

Related Posts

Leave A Reply